Aprovado Projeto de Lei que institui Semana Do Idoso

por Assessoria de Imprensa CM publicado 15/07/2019 15h20, última modificação 15/07/2019 15h21
De autoria da vereadora Sandra S. T. Barboza (DEM), projeto chama atenção para importância das pessoas idosas
Aprovado Projeto de Lei que institui Semana Do Idoso

Durante a 48ª Sessão Ordinária, os vereadores aprovaram por unanimidade, na noite de terça-feira (18), o Projeto de Lei 019/2019, que institui a Semana do Idoso no município de Ariranha.

De acordo com o projeto, a comemoração deverá acontecer anualmente na primeira semana do mês de outubro e será incluída no calendário oficial de eventos do Município.

A vereadora Sandra (DEM), autora do projeto de lei, afirma que o objetivo é estimular a prática de atividades de conscientização e valorização das pessoas idosas: “Queremos, com esta iniciativa, reconhecer a importância dos idosos na construção da sociedade e conscientizar todas as gerações quanto à necessidade de tratá-los sempre com respeito e dignidade, além de criar neles mesmos essa consciência de sua importância”.

Segundo a vereadora, o Poder Executivo Municipal poderá, na referida semana, realizar eventos em comemoração à Semana do Idoso, tais como: Homenagem às instituições e pessoas que se destacam pela promoção do idoso em Ariranha; Promover encontros e fóruns de debates com temas de relevância social tendo como foco central o idoso; Promover concursos, oficinas temáticas, cursos e afins que promovam o idoso; Festejos destinados a prestar homenagens aos idosos e outras iniciativas que visem à promoção e valorização do idoso na sociedade.

No dia primeiro de outubro comemora-se o Dia Internacional das Pessoas Idosas, sendo que a data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, por meio da saúde e da integração social. O surgimento da data foi em razão de uma Assembleia Mundial sobre envelhecimento, realizada em Viena, na Áustria, em 1982.

O presente Projeto de Lei visa, com advento da data destinada ao dia internacional da pessoa idosa, 1.º de outubro, promover eventos e discussões em uma semana dedicada a estas iniciativas.

“Como é de conhecimento popular, para envelhecer bem é necessário que a pessoa, ainda na idade adulta, pratique esportes de acordo com sua capacidade física, mantenha uma alimentação saudável e de qualidade, participe de programas de integração social, mantendo relacionamentos com outras pessoas de sua idade, pratique atividades produtivas, etc”, disse Sandra.

A Semana instituída por este Projeto de Lei auxiliará as entidades já existentes e o Poder Público Municipal a concentrar ações que promovam o bem-estar do idoso.