Campanha de vacinação contra sarampo é prolongada

por Assessoria de Imprensa CM publicado 26/08/2019 14h05, última modificação 26/08/2019 14h05
Devido ao número de casos na região e à baixa cobertura dos moradores, Ministério da Saúde decidiu por aumentar prazo.

A Prefeitura de Ariranha, por meio da Diretoria de Higiene e Saúde Pública, está realizando campanha de vacinação contra o Sarampo. Todas as pessoas de 01 ano a 59 anos de idade devem se vacinar contra a doença, independentemente da situação vacinal.

Segundo a Diretora de Higiene e Saúde Pública, Letícia Ayusso Baldini Lopes, a tríplice viral é fornecida ao município pelo Programa Nacional de Imunizações, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e está disponível na rede municipal. “Na rotina do calendário, a vacina deve ser aplicada em duas doses a partir de um ano de vida da criança até 29 anos de idade. Pessoas de 30 a 59 anos (nascidos a partir de 1960) devem receber uma dose. A vacina é contraindicada para mulheres grávidas e indivíduos imunossuprimidos”.

“A Campanha de Vacinação que inicialmente seria finalizada em 12 de julho foi prorrogada pelo Ministério da Saúde. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal no público alvo da campanha. A adesão à vacinação é fundamental para conter o surgimento de novos casos da doença na região”, explica Elisandra Popolli, enfermeira da Estratégia de Saúde da Família II.

É de suma importância que a população vá até o Pronto Socorro Central – ao lado da escola Benta Teixeira - durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17h00. “Nesta campanha, todos somos atores sociais importantes no processo de manutenção da eliminação dessas doenças e devemos comparecer aos serviços de vacinação, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro”, conclui Elisandra.

Profissionais da saúde também estão no foco desta campanha. Mais informações através do 17 3576-1729 ou 3576-1580.

A doença

O Sarampo é uma doença infecciosa transmitida pela tosse e espirro, extremamente contagiosa, que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade

Sintomas - Os principais são manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, febre alta e dor de cabeça. Além de conjuntivite, coriza e tosse

Complicações - as mais comuns são infecções respiratórias, otites, doenças diarreicas e neurológicas