IBGE realiza primeira reunião de planejamento do Censo 2020 em Ariranha

por Assessoria de Imprensa CM publicado 14/10/2019 14h35, última modificação 14/10/2019 14h35
O encontro ocorreu na sala de reuniões da Câmara de Vereadores e contou com a presença de representantes do Poder Executivo, legislativo e entidades de classe da cidade.
IBGE realiza primeira reunião de planejamento do Censo 2020 em Ariranha

Da Esq.:/ p/ Dir.: Evandro Afonso Nakao, técnico em informações geográfica e estatística, o coordenador de Área do Censo 2020, da Agência do IBGE, Edson da Silva e os vereadores Carlinhos, Riva e Teba.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de Catanduva, realizou na tarde desta segunda-feira (7), a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2020 em Ariranha.
O Censo Demográfico é realizado a cada 10 anos em todos os municípios do Brasil. A nova contagem populacional objetiva levantar informações socioeconômicas atualizadas da população brasileira, servindo também como base de cálculo do índice que cada cidade recebe de recursos federais por meio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
O coordenador de Área do Censo 2020, da Agência do IBGE Edson da Silva, explica que o último censo demográfico foi realizado no ano de 2010 e nos anos sequentes apenas foram publicadas estimativas populacionais pelo IBGE “Em 2010, em Ariranha, tínhamos um total de 8 547 habitantes - Urbana: 8094 e Rural: 453 – mas, o IBGE publicou a estimativa de 2019 com 9.668 habitantes. Por este motivo, o IBGE faz o Censo para verificar a realidade e ver se estes números estão de acordo ou não. Esses dados, além de conhecer a realidade do município, auxiliando no planejamento das políticas públicas e no âmbito privado, é o principal uso é o repasse do FPM, que retorna um determinado valor para cada cidade.
Em Ariranha, deverão ser visitados cerca de 3.065 domicílios e a cidade terá um Posto de Coleta, 09 Recenseadores, 01 chefe de Posto (ACM) e 01 Supervisor.
Para que a coleta seja realizada com qualidade e transparência, os profissionais que atuarão na nova contagem populacional serão contratados por meio de três processos seletivos. “Está prevista a contratação de 131 temporários em Catanduva; Mais 126 temporários nos demais municípios de jurisdição da Agência de Catanduva. (Ariranha: 11 temporários; Catiguá: 9 temporários; Elisiário: 4 temporário; Embaúba: 3 temporários; Itajobi: 17 temporários; Marapoama: 3 temporários; Palmares Paulista: 13 temporários; Paraíso: 8 temporários; Pindorama: 20 temporários; Santa Adélia: 17 temporários”, disse o coordenador.
O coordenador informa que o período de inscrição para o cargo de Coordenador de Subárea- CCS teve início em 25 de setembro e termina em 15 de outubro, com 2 vagas (1 para Catanduva e 1 para Pindorama). Mais informações podem ser obtidas no site www.fgv.br, pelo telefone 0800 2834628 ou via e-mail concursoibgepss2019@fgv.br.
“O recenseamento demográfico é importante porque promove um estudo estatístico sobre a população, com isso é possível obter diversas informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças, idosos, onde e como vivem às pessoas, situação do município, entre outros fatores que poderá nortear o desenvolvimento das cidades”, concluiu Cassiano Riva, Presidente da Câmara de Vereadores.

Saiba como as informações do Censo Demográfico podem ajudar os brasileiros
  • Na seleção de locais para a instalação de fábricas, supermercados, shopping centers, escolas, creches, cinemas, restaurantes, lojas;
  • Na análise do perfil da mão-de-obra brasileira, instrumento fundamental para sindicatos, associações profissionais e entidades de classe;
  • Na análise acadêmica do perfil sociodemográfico e econômico da população e sua evolução entre 2010 e 2020;
  • Na reivindicação dos cidadãos por maior atenção do governo municipal ou estadual para problemas específicos: expansão da rede de água e esgoto, expansão da rede telefônica, acesso à internet etc.